quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DOENÇAS HEMATOLÓGICAS



DOENÇAS HEMATOLÓGICAS

 O sangue é, basicamente, formado por uma parte líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). O plasma contem proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem infecções. Algumas doenças prejudicam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras originam em alterações do plasma sanguíneo.
A Hematologia é a especialidade médica que estuda as doenças que envolvem o sistema hematopoiético, ou seja, tecidos e órgãos responsáveis pela proliferação, maturação e destruição das células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A hematologia também estuda os distúrbios de coagulação que envolvem substâncias contidas no plasma.
São muitas as formas de câncer que acontece nas células do sangue, e seu nome varia em função do tipo de célula comprometida.  Pode-se citar como exemplo, algumas dessas doenças que afetam o tecido sanguíneo, e que interfere na saúde dos indivíduos afetados: A Leucemia, Anemia e Hemofilia.

Anemia
 Anemia é uma condição de doença em que o transporte de gás oxigênio encontra-se prejudicado em decorrência da diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue. A anemia pode ocorrer como consequência de hemorragias (perda de sangue), devido a doenças que afetam a produção de hemácias normais ou por deficiência de ferro no organismo. A pessoa anêmica tem a taxa de respiração reduzida, o que acarreta diminuição na produção de energia e, consequentemente, de todo o metabolismo. Assim, os principais sintomas da anemia são falta de vigor e cansaço físico e mental.

Leucemias
As leucemias são doenças onde há uma alteração genética adquirida (não congênita) nas células primitivas da MO. É importante ressaltar que apesar de ocorrerem alterações genéticas não é um fenômeno hereditário. Grupo de doenças que se caracteriza pela proliferação anormal dos glóbulos brancos. Se a célula afetada, doente é jovem e imatura a leucemia é aguda, se a célula é mais madura ou diferenciada ela é crônica. Na maioria dos casos não há causa conhecida, somente em 10% há uma causa definida como radiação, exposição crônica a benzeno, infecções virais relacionadas ao HTLV e ainda, existem as leucemias secundárias que tem como fator de risco tratamento anterior para LLA e o uso prévio de alguns quimioterápicos.

Hemofilia
Hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.
Existem vários fatores de coagulação no sangue, que agem em uma sequência determinada. No final dessa sequência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coágulo não se forma e o sangramento continua.

Referências Bibliográficas:
Acesso em 30 de outubro de 2013.


Um comentário:

  1. Ótima postagem. Muito bem explicada cada uma das doenças hematológicas que você mencionou.

    ResponderExcluir