quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Desenvolvimento Embrionário do Anfioxo



          DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DO ANFIOXO


 

O anfioxo (gênero Branchiostoma) é um animal marinho que vive semi-enterrado em praias de areia sublitoral raso, abaixo da linha das marés. Esse organismo é muito abundante no sul da China, onde é utilizado como alimento; também ocorre em nosss praias. O anfioxo lembra um peixinho com cerca de centímetros de comprimento, sem cabeça definida nem nadadeiras. As extremidades do seu corpo são afiladas, de onde vem a denominação “anfioxo” (do grego amphi, duas, e oxus, ponta, cauda). O desenvolvimento embrionário desse animal relativamente simples é muito usado como exemplo de material didático em Biologia.


 

No anfioxo, os sexos são separados. Machos e fêmeas eliminam gametas na água do mar, e a fecundação é externa. O ovo é do tipo oligolécito e apresenta segmentação holoblástica e igual. 

A gastrulação no anfioxo ocorre por embolia; as células da região correspondente ao pólo vegetativo são empurradas para dentro, espremendo a blastocela. A gástrula, ligeiramente alongada, tem incialmente duas camadas celulares, uma mais externa, o ectoderma, e uma mais interna, que alguns autores denominam mesentoderma, para ressaltar o fato que ela originará, em seguida, o endoderma e o mesoderma. A cavidade revestida pelo mesentoderma é o arquêntero, e o orifício que o comunica com o exterior é o blástoporo.
  
    Segmentação

O óvulo do anfioxo é do tipo oligolécito e apresenta segmentação total, quase igual.

A 1a clivagem do ovo é vertical, ocorrendo desde o polo animal até o polo vegetativo. Formam-se os dois primeiros blastômeros que serão responsáveis pela futura simetria bilateral do animal.

A 2a clivagem é também vertical porém a 90o da primeira, formando-se quatro células.

A 3a clivagem é horizontal, subequatorial e perpendicular aos dois planos anteriores de divisão, originando-se oito células.

A divisão subequatorial faz com que os blastômeros resultantes tenham tamanhos diferentes: os micrômeros são os menores e macrômeros são os maiores.

A 4a clivagem é vertical e a 5a horizontal, atingindo-se um estágio de 32 células denominado mórula. Até a formação da mórula não há aumento de tamanho do embrião.

Durante as próximas divisões celulares começa a formar-se uma cavidade cheia de líquido. O final da segmentação é a formação da blástula, estágio embrionário caracterizado por uma camada de célula, a blastoderme, envolvendo uma cavidade denominada blastocele. A observação da blastoderme permite o reconhecimento de micrômeros na região do polo animal e macrômeros no polo vegetativo.


 

Referências Bibliográficas:
JOSÉ MARIANO AMABIS, GILBERTO RODRIGUES MARTHO. Biologia: Biologia das células.2ª Edição. São Paulo: Editora Moderna, 2004.Volume 1. Ensino Médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário