quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Gametas



Gametas (óvulo e espermatozóide)

 
 Os óvulos e os espermatozoides são gametas ou células sexuais que têm uma função reprodutora isto é,  a função de garantir a continuidade da espécie humana.

GAMETA MASCULINO 

Os gametas masculinos são os espermatozóides. São células de pequenas dimensões formadas por três partes: cabeça, que contém o núcleo, parte intermédia e o flagelo. Este flagelo que mede cerca de 0,05mm permite que por ondulações a mobilidade no meio liquido. São produzidos nos testículos e têm como função a fecundação do óvulo para originar um embrião.

A cabeça do espermatozoide tem forma oval e é quase totalmente ocupada pelo núcleo, composto de cromossomos paternos. Na parte superior da cabeça há o acrossoma, oriundo da junção de vesículas do aparelho de Golgi e que consiste em uma bolsa cheia de enzimas com a função de facilitar a penetração do espermatozoide no óvulo durante a fecundação.
colo, também chamado de peça intermediária, contém mitocôndrias que produzem o trifosfato de adenosina (ATP), essencial para o movimento dos flagelos. Já a cauda ou flagelo desenvolve-se a partir do centríolo e tem a função de impulsionar o espermatozoide pelo aparelho reprodutor feminino.

Os espermatozoides ficam mergulhados em um fluido produzido pelas glândulas seminais e pela próstata. Esse fluido é nutritivo para os espermatozoides e é expulso do corpo no momento da ejaculação. Uma vez no sistema reprodutor feminino, os espermatozoides conseguem fecundar um óvulo no período de 48 a 72h.

  GAMETA FEMININO