Causas da Evasão Escolar no
Brasil
A evasão
escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula,
caracterizando o abandono da escola
durante o ano letivo.
As causas da evasão escolar são variadas. Condições
socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos
encaminhamentos didáticos.
Em 2007, 4,8% dos alunos matriculados no
Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries/1º ao 9º ano) abandonaram a escola. Embora o
índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos.
No mesmo ano, 13,2% dos alunos que cursavam o Ensino Médio abandonaram a
escola, o que corresponde a pouco mais de um milhão de alunos. Muitos desses
alunos retornarão à escola, mas em uma incômoda condição de defasagem
idade/série, o que pode causar conflitos e possivelmente nova evasão.
Um a cada quatro alunos que inicia o ensino
fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série. É o
que indica o Relatório de Desenvolvimento 2012, pelo Pnud (Programa das Nações
Unidas para o Desenvolvimento).
Com a taxa de 24,3%, o Brasil tem a terceira
maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de
Desenvolvimento Humano), só atrás da Bósnia Herzegovina (26,8%) e das ilhas de
São Cristovam e Névis, no Caribe (26,5%).
O documento mostra que apesar de ter avançado
nas últimas duas décadas, o Brasil ainda tem um IDH menor que a média dos
países da América Latina e Caribe. O país está na posição 85ª do ranking, que
leva em conta a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e a renda per
capita.
Há muitos motivos que levam o aluno a deixar
de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse
pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso
escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de
incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados,
alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo,
podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores
escolares e suas equipes, que têm a responsabilidade de assegurar as condições
de ensino e aprendizagem, o que, obviamente, se perde quando a criança não vai
à aula.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado
de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e
dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos
os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na
escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma
deve informar o Conselho Tutelar do
Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão
escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.
Precisamos promover estratégias para cultivar
o interesse pelo aprendizado. Os responsáveis devem participar da vida escolar
do aluno. Enquanto menor eles são responsáveis pelo sucesso ou não de seus
filhos. O cotidiano escolar e a realização de práticas que sejam a favor do
aprendizado do aluno e estudos coletivos com profissionais escolares
interessados em buscar soluções para a baixa da evasão escolar.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/14/brasil-tem-3-maior-taxa-de-evasao-escolar-entre-100-paises-diz-pnud.htm
Conseguiremos algum resultado favorável somente através de medidas sócio educativas de grande impacto. É urgente a necessidade de uma reforma em todo o nosso sistema educacional. Tudo que é feito atualmente tem apenas o efeito paliativo. Não sei se concorda comigo, Bruna.
ResponderExcluirAh, com tempo, passe em meu humilde http://jefhcardoso.blogspot.com e deixe lá sua impressão.
Olá Bruna, a evasão escolar existente desde muitos anos atrás, continua “assombrando” o cenário atual da educação brasileira. Sabemos que a evasão se dá pela falta de apoio familiar, por pessoas que não podem deixar suas casas ou trabalho para estudar, infelizmente alguns alunos deixam de estudar porque sofrem bullyng na escola. Enfim, muitos outros motivos também caracterizam a evasão. Porém enquanto não houver uma severa parceria entre os pais e as escolas, políticas publicas mais eficazes afim de acabar esta situação desfavorável a educação do pais, essa realidade não vai mudar.
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