terça-feira, 29 de abril de 2014

Evasão Escolar no Brasil


Causas da Evasão Escolar no Brasil

  A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.

As causas da evasão escolar são variadas. Condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões referentes aos encaminhamentos didáticos.

Em 2007, 4,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries/1º ao 9º ano) abandonaram a escola. Embora o índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos. No mesmo ano, 13,2% dos alunos que cursavam o Ensino Médio abandonaram a escola, o que corresponde a pouco mais de um milhão de alunos. Muitos desses alunos retornarão à escola, mas em uma incômoda condição de defasagem idade/série, o que pode causar conflitos e possivelmente nova evasão.

Um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série. É o que indica o Relatório de Desenvolvimento 2012, pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Com a taxa de 24,3%, o Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), só atrás da Bósnia Herzegovina (26,8%) e das ilhas de São Cristovam e Névis, no Caribe (26,5%).

O documento mostra que apesar de ter avançado nas últimas duas décadas, o Brasil ainda tem um IDH menor que a média dos países da América Latina e Caribe. O país está na posição 85ª do ranking, que leva em conta a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e a renda per capita.

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares e suas equipes, que têm a responsabilidade de assegurar as condições de ensino e aprendizagem, o que, obviamente, se perde quando a criança não vai à aula.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.

Precisamos promover estratégias para cultivar o interesse pelo aprendizado. Os responsáveis devem participar da vida escolar do aluno. Enquanto menor eles são responsáveis pelo sucesso ou não de seus filhos. O cotidiano escolar e a realização de práticas que sejam a favor do aprendizado do aluno e estudos coletivos com profissionais escolares interessados em buscar soluções para a baixa da evasão escolar.

Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/14/brasil-tem-3-maior-taxa-de-evasao-escolar-entre-100-paises-diz-pnud.htm


2 comentários:

  1. Conseguiremos algum resultado favorável somente através de medidas sócio educativas de grande impacto. É urgente a necessidade de uma reforma em todo o nosso sistema educacional. Tudo que é feito atualmente tem apenas o efeito paliativo. Não sei se concorda comigo, Bruna.
    Ah, com tempo, passe em meu humilde http://jefhcardoso.blogspot.com e deixe lá sua impressão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna, a evasão escolar existente desde muitos anos atrás, continua “assombrando” o cenário atual da educação brasileira. Sabemos que a evasão se dá pela falta de apoio familiar, por pessoas que não podem deixar suas casas ou trabalho para estudar, infelizmente alguns alunos deixam de estudar porque sofrem bullyng na escola. Enfim, muitos outros motivos também caracterizam a evasão. Porém enquanto não houver uma severa parceria entre os pais e as escolas, políticas publicas mais eficazes afim de acabar esta situação desfavorável a educação do pais, essa realidade não vai mudar.

    ResponderExcluir