quinta-feira, 24 de abril de 2014

A família no ambiente escolar



        A importância dos pais no ambiente Escolar

A família funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, é o primeiro contexto no qual se desenvolvem padrões de socialização em que a criança constrói o seu modelo e se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua vida primária que se refletirá na sua vida escolar.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, com a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Todo educador sabe o quanto é importante a participação dos pais dos alunos no desempenho escolar. Todo professor gosta de ter pais cooperativos e atentos ao desempenho escolar dos seus filhos. A criança na qual família participa de forma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional. Ao conversarem com o filho sobre o que acontece na escola, cobrarem dele e ajudarem a fazer o dever de casa, falarem para não faltar à escola, tirar boas notas e ter hábitos de leitura, os pais estarão contribuindo para a obtenção de notas mais altas. Além disso, reduz a evasão escolar e a depredação da escola.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, para o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como:
  
Família
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.
Os pais precisam entender, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento se torna muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.
Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
Neste processo ganha a criança, a família e a escola.

Acesso em 24/04/2014.




3 comentários:

  1. Oi Bruna, achei super legal sua postagem, é importante frisar que a criança necessita da presença dos pais em todos os momentos da sua vida, e porque ser diferente no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna. Com certeza a família é indispensável na educação da criança. Os pais devem não apenas cobrar de seus filhos na vida escolar mas acompanhar, orientar, motivar etc.
    Excelente postagem.

    ResponderExcluir
  3. Há algum tempo atrás postei um artigo que mostra uma pesquisa realizada em Porto Alegre sobre este tema. Ao lê-lo, percebi quão forte é a presença dos pais no ambiente escolar de sue filhos: crianças, em especial, necessitam de atenção. As vezes a rebeldia dos filhos é apenas uma maneira de chamar a atenção dos pais, que cada dia mais, estão ocupados com coisas que não são sua família.
    Ainda neste artigo fica claro que a união familiar interfere na educação dos filhos, ou seja, pais divorciados causam um certo sofrimento emocional aos filhos, o que, consequentemente fará os rendimentos escolares cair.
    A criança para se desenvolver bem na escola precisa estar bem consigo e com a família!

    ResponderExcluir