quarta-feira, 5 de junho de 2013

A importância dos carboidratos



              A importância dos carboidratos
                    
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é fundamental para a nossa existência.Desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central.



A presença dos carboidratos na alimentação diária é muito importante e somente um nutricionista é apto a indicar uma dieta balanceada, prescrevendo bem as doses diárias necessárias.Um organismo com carência de carboidrato começa a utilizar as proteínas para produção da energia necessária para o corpo, este processo leva a perda de massa muscular.Todos os carboidratos devem ser consumidos de forma eficaz, ou seja, por meio de alimentos ricos em amido associados às fibras como, por exemplo, o pão integral.



As calorias encontradas nos carboidratos são as mesmas observadas nas proteínas, e para aproveitar a energia destas substâncias, é preciso fazer o consumo de alimentos fontes das mesmas, de uma forma correta, ou melhor, eficaz.

Quanto carboidratos devemos consumir?


O mais  recomendável  Ã© seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 % do seu total calórico em carboidrato. Porém, para quem pratica atividade física essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos. 

Quais são os alimentos ricos em carboidratos?


Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato.


Quando falamos em carboidratos e açúcares, devemos esclarecer que o açúcar refinado, aquele que usamos normalmente, não é uma fonte de energia e deve ser evitado, se trata de glicose, que oferece ao corpo somente calorias, mas não os nutrientes.

O melhor momento para ingerir carboidratos é nas primeiras horas da manhã, principalmente no café da manhã e também no almoço. Também são essenciais antes das atividades físicas.


Referências:
Acessado em 05 de Junho de 2013.








Nenhum comentário:

Postar um comentário