quarta-feira, 11 de março de 2015

Interações ecológicas


Olá... Vamos aprender um pouco sobre a importância das abelhas para ecologia.



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela historinha Bruna

    De fato nós dependemos muito das abelhas, já que as mesmas desempenham um grande papel na natureza, que é polinizar plantas. Sem essa transferência de pólen que as abelhas executam, não haverá fecundação das plantas e, sem plantas, não tem como alimentar o mundo. Sem esse processo não há a formação das sementes e frutos, ou seja, sem a polinização não existe produção de alimentos. Pois bem, são exatamente essas pequenas abelhas em seus 55 dias de vida apenas (abelhas operárias) que garantem a diversidade e o equilíbrio do ecossistema.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa história Bruna. Muito bem fundamentada, e trata de um assunto que poucas pessoas conhecem - a importância das abelhas para os ecossistemas. Como já citado pela Denise, elas são importantíssimos agentes polinizadores, que na busca por alimento, acabam por disseminar grãos de pólen entre uma diversidade de plantas, culminando na proliferação das mesmas. A historinha nos faz refletir sobre a importância dos pequenos fatores que formam e transformam um ecossistema, não apenas os pequenos animais, mas também os quase imperceptíveis e incontáveis detalhes que ocorrem em cada interação dentro de um ecossistema.

    ResponderExcluir
  4. Legal! Como descreve na historinha as abelhas produzem um bem, o mel que é fonte de alimentação humana e servi de base para a geração de renda em diversas regiões do país. Possui tanta importância que aumenta a preocupação com a preservação desses insetos. A manutenção da vegetação natural e a redução do uso de produtos químicos na lavoura são estratégias importantes que permitem a conservação dos polinizadores e da biodiversidade no planeta. O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores. Por isso, é nosso papel preservar o meio ambiente, as plantas, as flores, as árvores e todo o meio em que vivemos agir de maneira consciente e sustentável.

    A quem não suportam as abelhas rsrs, mas veja só essa pesquisa: De acordo com Patrícia, cientistas estimam que as abelhas são responsáveis por quase 80% da polinização das plantas cutivadas do planeta. “Polinização é a transferência de material genético da parte masculina para a parte feminina da flor”, explica a pesquisadora. Ela conta que esse é um processo importante na formação de frutos em diversas plantas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela historinha Bruna, muito agradável de ler! As abelhas possuem uma importância ímpar no meio ambiente pois, são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.O próprio Einstein rendeu-se ao valor das abelhas ao afirmar que"Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência, sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana"

    ResponderExcluir
  6. Bruna muito boa historia ficou clara a importância que a abelha tem para a natureza e as relações que elas desenvolvem dentro do ecossistema adorei sua postagem.

    ResponderExcluir